Visualizações de páginas da semana passada

sábado, 21 de janeiro de 2012

Derci Gonçalves



Dercy Gonçalves  - Brazilian actress - 101 years old.
(Madalena City, June 23, 1907 — Rio de Janeiro,  July 19, 2008)


Lá estava eu, ontem, quinta-feira, umas 23h00, fugindo do BBB da Globo, quando de repente encontrei dois programas bons na TV: Um psiquiatra chamado Içami Tiba na TV Rede Vida e Derci Gonçalves na TV Cultura.

Nunca tem coisa boa na TV, mas tinha pelo menos dois programas que pareciam valer a pena. O Içami Tiba falava com muita convicção, dando conselhos sobre educação infantil. Dava gosto ouví-lo.


Aí me deparo, em outro canal, com a entrevista de Derci Gonçalves. Filmado em 1987, ela tinha 80 anos! Depois viveu mais 20 anos. O programa deve ter sido reprisado mais de 100 vezes, mas foi a primeira vez que o assisti. Içami Tiba me desculpe, mas Derci ganhou o meu fim de dia.


Mergulhei no Roda Viva (o programa da TV Cultura) de ontem. Pela primeira vez eu dava uma atenção um pouco mais demorada àquela senhora polêmica, chamada Derci Gonçalves.

Derci, que  toda a vida só tinha me chamado a atenção pelo  jeito irreverente e pela  idade avançada, ontem me conquistou. Vi um caráter, uma dignidade, uma honestidade rara, totalmente fora dos estereótipos e paradigmas a que estamos acostumados.  



Tudo nela foge aos estereótipos. Ela dizia que não lê, que não curte livros, mas não me pareceu uma pessoa ignorante e inculta.  Parece  desregrada, sem limites,  mas um dia decidiu parar de fumar quatro maços de cigarros por dia e, simplesmente, parou.  Deu a maior bronca, em cadeia nacional, a dois fumantes do programa. (Sim, acreditem, em 1987, os jornalistas fumavam durante o programa!) e deu  a maior descompostura em pessoas que expoem suas preferências sexuais em público - coisas - ela disse - que devem ficar em quatro paredes.

Contou como foi estuprada aos 66 anos! Criticou a hipocrisia, o mau caratismo. Falou dos calotes financeiros que recebeu. Da maldade de certas pessoas. Um dia estava na Europa e lhe deram um trote no telefone, dizendo que sua filha e seu neto foram mortos. Ela perdeu o chão, cancelou uma apresentação, foi correndo ao aeroporto e a filha perguntou: "Mãe, por que voce não me ligou?" - "Mas como eu vou ligar para quem já morreu?" - respondeu ela.  



Ontem, na TV,  estava uma mulher que não cabia nos moldes, nos modelos, nos paradigmas da sociedade.  Bem diz o ditado: "O hábito (vestes) não faz o monge". É tão fácil julgar uma pessoa com uma régua, com um conceito, com um modelo.  Lobos em peles de ovelhas são  gente que não presta e sabe como atender aos anseios preconceitosos das pessoas. (Pior que não é só a pele que eles imitam, mas o discurso de ovelha também). Aquelas pessoas que só conseguem pensar o mundo na base de preconceitos (conceitos  pré-formados) são alvos fáceis desses lobos. Se por um lado essas pessoas se tornam vítimas de lobos, por outro lado se tornam julgadoras de quem não se enquadra em seus conceitos. Derci não se enquadrava em molde nenhum. Valeu a pena assistir o programa ontem.


Blog do Trannin






Nenhum comentário:

Postar um comentário