Visualizações de páginas da semana passada
sábado, 31 de maio de 2008
SHINDO RENMEI
Shindo Renmei (em japonês liga do caminho dos súditos) foi uma organização extremista criada no Brasil por imigrantes japoneses que não admitiam a derrota do Japão. Após o final da segunda guerra, o integrantes dessa organização acreditavam firmemente que as notícias sobre a derrota do Japão eram falsas e passaram a perseguir os colonos que pensassem diferentemente. Criaram uma rede de comunicação para divulgar a "verdade": que o Japão vencera a guerra. Jornais e revistas em japonês passaram a circular no Brasil divulgando que o Japão tinha vencido a guerra. Não é incrível?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Trannin, eu não entendi uma coisa. No começo você disse que eles não admitiam a derrota. Dai suponho que souberam e decidiram não admitir. Depois disse que acreditavam que as notícias eram falsas.
ResponderExcluirMinha dúvida era se sabiam ou não que o Japão havia sido realmente derrotado (Verdade).
Pode me esclarecer isto?
Sim, eles sabiam que o Japão perdeu a guerra, mas decidiram não admitir. Perguntei à minha mãe, que trabalhava com japoneses naquele tempo. Veja o que ela disse:
ResponderExcluir"Eu andava com duas japonesas: Helena Koga e Irene Koga, elas diziam: "Japão não perde, Japão muito duro, Japão não perde". Eu dizia: "Japão já perdeu, guerra já acabou". Elas respondiam: "Não Alice, Japão não perde" - era só isso que elas falavam. Na fazenda teve um rapaz que se enforcou porque o Japão perdeu a guerra, eu trabalhei para a família dele: Nakamura. Não adiantava falar que o Japão perdeu. Eles falavam: "Japão não perde". Com o tempo deixamos de falar que o Japão perdeu a guerra, porque eles não acreditavam. Não adiantava falar. Deixamos para lá. Não sei quando acreditaram."
Perguntei sobre o comportamento dos italianos no Brasil durante a guerra:
ResponderExcluir"Meu pai, veio rapazinho da itália,não abria a boca de nada, nem que a Itália perde, nem que a Itália ganha. Os italianos não fizeram drama, nem nada. Ninguém ligou quando pegaram o Mussolini. Disseram: Acabou o fogo e pronto".
Trannin, agora complicou. Como é que vou comentar uma loucura desta? O problema agora não é explicar o que eles fizeram, mas o que os levou a chegar a tal grau de loucura. Passei a bola para você!!!!!
ResponderExcluirTeste:
ResponderExcluirA - Povo que faz drama, barulhento, emotivo, sanguíneo pouco propenso à desordem a ao descontrole
B - Povo estóico, introvertido, conhecido pela obediência, o silêncio, controle, elevação interior e qualidades cívicas.
( )- JAPÃO ( ) -ITÁLIA
Quem é que fez drama mesmo?
Estou lembrando de um texto muito engraçado que li em um blog:
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=569
correção à letra A: onde se lê: pouco propenso, leia-se: muito propenso
ResponderExcluir