Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O mundo das palavras

Já é um fato conhecido na Ciência da Linguagem, que à medida que nosso universo se expande, expande-se também nosso universo verbal, o mundo das palavras. Como mestrando na área de exatas, porém vindo da área de humanas, uma das primeiras coisas que percebi foi um diferencial no universo das palavras a que eu estava acostumado. Estou prestando muita atenção em cada professor, em cada artigo que leio, para observar as palavras que são empregadas e em que sentido. Rapidamente também percebi que certas palavras muito comuns, não necessariamente técnicas, são sempre empregadas para descrever uma situação. Por exemplo, para descrever um pesquisador ou aluno muito bom, usa-se o adjetivo "brilhante". Segue exemplo de palavras: 1. Modal. Você já ouviu falar de modal? Pois o transporte por avião, trem ou carro é um modal. Você pode falar: Aquele aeroporto precisa de outro modal, querendo dizer que falta um metrô naquele aeroporto. 2. "Massa crítica". É uma quantidade de técnicos, cientistas de um lugar. Ouvi alguém falar que um certo país não tinha massa crítica. 3. Catastrófico. Esse é o adjetivo que se usa para definir uma desgraça aeronáutica. Você não pode dizer que uma falha é terrível, horrível, etc. você tem de dizer que ela é catastrófica. Eu, por exemplo, quando não entendo alguma coisa, acho catastrófico. 4. "Estado da Arte". Essa expressão é ótima. É "estado da arte" pra cá, é "estado da arte para lá" em todo texto que leio. Na verdade, "estado da arte" quer dizer: a última novidade em tecnologia. 5. Violação. Se você fizer com má fé, você praticou uma "violação", senão foi apenas um erro. O pessoal do Direito chamava isso de dolo e culpa. Estranho que, quando falam em violação e erro, nunca relacionam com o dolo e a culpa. 6. "Escoamento". Demorou para eu entender que era o movimento da massa de ar. 7. Viscosidade. Gente, eu pensei que era uma coisa lisa, ao contrário, é um atrito. Quanto mais uma coisa é viscosa, mais atrito ela gera. 8. Dificuldade de Serviço: É o nome que se dá as panes e problemas de uma aeronave. Se você perguntar a um engenheiro se onde ele trabalha tem "Dificuldade de Serviço" ele vai entender que é uma seção que cuida de panes. Não tem coisa mais pobre do que uma organização sem "dificuldade de serviço". 9. Cultura Justa. Olha, essa expressão foi demais. Quando eu a escutei eu pensei: "como eu nunca ouvi isso na minha vida?". Não existe ainda uma definição internacionalmente aceita para "cultura justa", mas a grosso modo, seria um ambiente cultural de responsabilidade e maturidade no serviço. 10. "alma mater" grosso modo, é a primeira universidade em que se estuda. Enfim, existem alguns verbos e adjetivos, mas encontrei mesmo foi uma abundância de novos e úteis substantivos, às vezes em Inglês: avião crítico, aeronavegabilidade, solução de compromisso, consciência situacional, um "must", conformidades, parte line, aderências, mix, gradiente, envelope do avião, limpeza aerodinâmica, conservativo, cone de solicitação, liabitilies, "speech" básico... para não falar nos "trem de bequilha", " bordo de ataque", arrasto induzido, descolamento da camada, etc. etc. etc. Será que se um elemento de exatas fosse para uma curso de humanas também estaria fazendo um relatório semelhante ao meu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário