Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

VEJAM SÓ

O melhor programa que assisti na TV ultimamente foi uma entrevista com uma especialista em moda: Claudia Matarazzo. Fiquei surpreso do assunto ter me interessado. Havia uma consistência, um "quê" naquela mulher que eu não soube definir, mas que me prendia a atenção. Um monte de meus paradigmas sobre o moda foi quebrado. Às vezes, em meio a uma grande maioria de programas que não acrescentam nada, a gente encontra alguma coisa de valor nos lugares mais inusitados: um programa de moda na TV Aparecida. Passei o dia seguinte pensando sobre o tema, não sobre roupas, mas sobre arquitetura, etiqueta, tendências da literatura, valores sociais, etc. Alguém pode dizer que não liga para moda, mas nunca vi ninguém usando cartola e bengala nas ruas.
Aprendi, por exemplo, que estilo é o modo característico de uma pessoa se apresentar. Era do estilo de Jaqueline Kennedy, por exemplo, usar óculos, cabelo Chanel e certo tipo de roupas. Descobri que ela é uma unanimidade. Claudia Matarazzo comentou que se isso não for essência, mas só forma, o efeito é o contrário. Sabe aquela pessoa que quer se passar por educada, aprendeu todas as fórmulas em um curso e que no fundo despreza os outros?
A maior parte das pessoas está na média, mas algumas pessoas tem um "quê" a mais. Tive o privilégio de conhecer muitas pessoas que considero especialmente "elegantes" em seu modo de viver. Descobri uma coisa que elas têm em comum: um respeito muito grande pelo próximo, principalmente pelas pessoas mais humildes. Pessoas deselegantes, mal educadas tem muitas. Também notei uma coisa em comum nelas: falta de respeito e falta de consideração pelo próximo.
Em tempo: Tenho uma exceção sobre a cartola, acreditam que um dia encontrei uma pessoa de cartola? Ele estava sentado em uma Praça em Amsterdam e tinha uma ampola de droga enfiada no braço. Contou-me como perdeu tudo o que tinha por causa das drogas. Fiquei com muita pena dele, chamava-se Heidegger. Estava tudo errado na vida dele, menos a cartola.
(A foto é de Jackeline Kennedy e Carla Bruni).

Nenhum comentário:

Postar um comentário